Esta é a sala de montagem de jogos. Para iniciar um novo
jogo de Pinogol é preciso reunir 2 jogadores numa mesma sala. O processo
de criação de um novo jogo consiste nos seguintes passos:
|
1. Cada jogador, antes de abrir uma sala, pode ajustar suas preferências
de jogo no botão "DEFINIR PARÂMETROS PARA ABRIR
SALA" (1).
Nesses parâmetros o jogador poderá definir o tempo
total do jogo, o tempo da jogada e a
quantidade de jogadas por vez.
O primeiro jogador a entrar numa sala vazia se torna o chefe dela.
As preferências de jogo ajustadas pelo chefe da sala são
consideradas as preferências daquela sala.
|
|
2. Para abrir uma sala, é só clicar em ABRIR
SALA (2).
|
|
3.O outro jogador entra na mesma sala, clicando no botão
ENTRAR disponível na sala.
|
|
4.O chefe autoriza ou não a entrada de cada um dos novos
participantes na sua sala (3).
|
|
5.Quando a sala contiver 2 jogadores, o chefe pode mandar
iniciar a partida clicando em JOGAR (4) (aparece no
lugar do botão para definir parâmetros).
|
|
6.A sala muda para a cor vermelha,
indicando que está cheia. (5) |
A qualquer momento um participante
da sala pode pedir para sair clicando no botão “SAIR” que só aparece quando
ele está dentro de alguma sala. Assim como o botão de “JOGAR” que só aparece
para o chefe da sala, e apenas quando conter 2 participantes na sala.
Existem 70 salas para se montar um jogo. Esta quantidade é fixa e pode-se
acessar qualquer uma delas usando-se o botão de scroll. Sala em cor vermelho
indica que está fechada, com jogo em andamento. Salas normais estão
vazias. Salas em amarelo estão em fase de montagem de jogo.
DICA:
Ao se deixar o ponteiro do mouse parado sobre um
nome em uma das salas de jogos, aparece um tooltip informando o
NETID daquele jogador. O NETID é um código baseado no IP da máquina do
jogador na Internet. Esta informação pode ser usada para identificar jogadores
duplicados na mesma sala, isto é, jogadores que entraram duas ou
mais vezes na mesma sala, com apelidos diferentes, para jogar de forma
desonesta contra os outros. A codificação do NETID é alterada duas vezes por mês, às 7 horas da manhã, fazendo com que um código NETID gerado permaneça fixo por até 21 dias para um determinado IP.
Atenção: jogadores diferentes dentro de uma mesma LAN (rede interna) terão
NETIDs iguais entre si. Assim, nem sempre que este código for igual significa
que os dois apelidos são do mesmo jogador/máquina.
No centro da tela (6) existe uma janela de chat
onde os presentes da sala podem conversar entre si e combinar novas salas
de jogo. Na parte inferior você pode inserir suas mensagens de texto e
enviá-las ao clique do botão “OK” (7) ou da tecla ENTER. A janela de chat
rola automaticamente se a barra de rolagem está no extremo inferior, isto
é, exibindo a última mensagem. Se você subir o chat, este fica travado
na posição que você deixar.
À direita (8) está a lista dos jogadores presentes
naquele momento no jogo. Esta lista é dividida entre aqueles que estão
na sala de montagem de jogos e aqueles que já estão jogando Pinogol3D.
Apenas os que estão na sala de montagem naquele momento é que podem conversar
contigo no chat.
Ao lado de cada nome na sala, há um ícone (9) que indica o nível
de ranking do jogador. Antes de cada nome também há uma bolinha
colorida que indica o LAG (demora de comunicação na rede) do respectivo
jogador. Este valor depende da velocidade e estabilidade da conexão
de cada participante. Bola verde indica conexão rápida, amarela normal
e vermelha lenta.
Na parte inferior direita, é indicada a quantidade de pessoas que participam
on-line do jogo.
Você pode ver mais informações de qualquer um
que está na sala clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o nome dele
na lista de jogadores ou na lista de mesas da sala. Uma janela de informações
gerais (10) do jogador é exibida, com dados como ranking, quantidade
de pontos, quantidade de vitórias e nível de presença até o final das
partidas. Esta janela de informação some automaticamente quando você move
o mouse para fora dela.
|