Sala de Jogos

 

 

 
   

 

Esta é a sala de montagem de jogos. Para iniciar um novo jogo de Pinogol é preciso reunir 2 jogadores numa mesma sala. O processo de criação de um novo jogo consiste nos seguintes passos:

 

1. Cada jogador, antes de abrir uma sala, pode ajustar suas preferências de jogo no botão "DEFINIR PARÂMETROS PARA ABRIR SALA" (1).

Nesses parâmetros o jogador poderá definir o tempo total do jogo, o tempo da jogada e a quantidade de jogadas por vez.

O primeiro jogador a entrar numa sala vazia se torna o chefe dela. As preferências de jogo ajustadas pelo chefe da sala são consideradas as preferências daquela sala.

 

 

2. Para abrir uma sala, é só clicar em “ABRIR SALA” (2).

 

 

3.O outro jogador entra na mesma sala, clicando no botão “ENTRAR” disponível na sala.

 

 

4.O chefe autoriza ou não a entrada de cada um dos novos participantes na sua sala (3).

 

 

5.Quando a sala contiver 2 jogadores, o chefe pode mandar iniciar a partida clicando em “JOGAR” (4) (aparece no lugar do botão para definir parâmetros).

 

  6.A sala muda para a cor vermelha, indicando que está cheia. (5)

A qualquer momento um participante da sala pode pedir para sair clicando no botão “SAIR” que só aparece quando ele está dentro de alguma sala. Assim como o botão de “JOGAR” que só aparece para o chefe da sala, e apenas quando conter 2 participantes na sala.
Existem 70 salas para se montar um jogo. Esta quantidade é fixa e pode-se acessar qualquer uma delas usando-se o botão de scroll. Sala em cor vermelho indica que está fechada, com jogo em andamento. Salas normais estão vazias. Salas em amarelo estão em fase de montagem de jogo.

DICA:
Ao se deixar o ponteiro do mouse parado sobre um nome em uma das salas de jogos, aparece um tooltip informando o NETID daquele jogador. O NETID é um código baseado no IP da máquina do jogador na Internet. Esta informação pode ser usada para identificar jogadores duplicados na mesma sala, isto é, jogadores que entraram duas ou mais vezes na mesma sala, com apelidos diferentes, para jogar de forma desonesta contra os outros. A codificação do NETID é alterada duas vezes por mês, às 7 horas da manhã, fazendo com que um código NETID gerado permaneça fixo por até 21 dias para um determinado IP.
Atenção: jogadores diferentes dentro de uma mesma LAN (rede interna) terão NETIDs iguais entre si. Assim, nem sempre que este código for igual significa que os dois apelidos são do mesmo jogador/máquina.

No centro da tela (6) existe uma janela de chat onde os presentes da sala podem conversar entre si e combinar novas salas de jogo. Na parte inferior você pode inserir suas mensagens de texto e enviá-las ao clique do botão “OK” (7) ou da tecla ENTER. A janela de chat rola automaticamente se a barra de rolagem está no extremo inferior, isto é, exibindo a última mensagem. Se você subir o chat, este fica travado na posição que você deixar.

À direita (8) está a lista dos jogadores presentes naquele momento no jogo. Esta lista é dividida entre aqueles que estão na sala de montagem de jogos e aqueles que já estão jogando Pinogol3D. Apenas os que estão na sala de montagem naquele momento é que podem conversar contigo no chat.

Ao lado de cada nome na sala, há um ícone (9) que indica o nível de ranking do jogador. Antes de cada nome também há uma bolinha colorida que indica o LAG (demora de comunicação na rede) do respectivo jogador. Este valor depende da velocidade e estabilidade da conexão de cada participante. Bola verde indica conexão rápida, amarela normal e vermelha lenta.

Na parte inferior direita, é indicada a quantidade de pessoas que participam on-line do jogo.

Você pode ver mais informações de qualquer um que está na sala clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o nome dele na lista de jogadores ou na lista de mesas da sala. Uma janela de informações gerais (10) do jogador é exibida, com dados como ranking, quantidade de pontos, quantidade de vitórias e nível de presença até o final das partidas. Esta janela de informação some automaticamente quando você move o mouse para fora dela.