Esta é a sala de montagem de jogos. Para iniciar
um novo jogo de WAR II é preciso reunir simultaneamente 3 a 6 jogadores
numa mesma sala. O processo de criação de um novo jogo consiste
nos seguintes passos:
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1.O primeiro jogador entra numa sala vazia para se tornar o chefe
dela. Para isso, basta clicar num dos 6 botões de “ENTRAR” (1)
de uma sala vazia. Deve-se clicar no botão associado a cor
desejada, ou seja, ao se entrar na sala já se está também
escolhendo a cor de exército a ser usada na partida.
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2.Os demais jogadores entram na mesma sala,
em lugares diferentes, clicando em botão “ENTRAR”
disponível na sala.
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3.O chefe autoriza ou não a entrada de cada um
dos novos participantes na sua sala (2).
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4.Quando a sala contiver no
mínimo 3 jogadores o chefe pode mandar iniciar a partida clicando em
“JOGAR” (3).
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5.Todas as outras
vagas disponíveis da sala ficam pretas indicando que aquela sala
está fechada. Além disso, a cor da sala fica cinza.
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A qualquer momento um participante da sala pode pedir para
sair clicando no botão “SAIR” (4) que só aparece
enquanto ele está dentro de alguma sala. O botão de “JOGAR”
só aparece para o chefe da sala e apenas quando tem 3 a 6 participantes.
Existem uma quantidade limitada de salas disponíveis para se montar
um
jogo. Para se acessar cada uma delas deve-se usar o botão
de scroll (5). Sala em cor vermelha indica que está fechada, com
jogo em andamento.
Salas normais (cinza) estão vazias. Salas em azul estão em fase de montagem de
jogo. Quando você entra numa sala ela fica em tom de
rosa.
É comum dentro de uma sala de jogo estar nomes do
tipo: "AZUL", "AMARELO", "BRANCO", "VERDE", "PRETO", "VERMELHO". Estes nomes aparecem no lugar de jogadores que
saíram no meio de
um jogo em andamento. Isso indica que o computador assumiu
o lugar daquele jogador e ele não pode mais retornar a partida como
jogador (só como espectador).
O símbolo ¤ antes do nome indica que o jogador está ausente na
partida, isto é, saiu dela por problemas de conexão, mas ainda pode
retornar ao jogo por um tempo limitado. O símbolo • antes do nome
indica um jogador que estava ausente, mas que já retornou a partida e está
esperando seu jogo sincronizar com o dos demais jogadores (no começo da
jogada do próximo jogador).
PARÂMETROS DA
SALA:
Antes de abrir uma nova sala, o
jogador pode definir os parâmetros da sala que deseja criar, clicando no
botão "EDITAR PARÂMETROS DA SALA" em
(4). Entre as opções existentes estão: • se a partida vale pontos
para o ranking ou não (AMISTOSA). • se a partida é pública ou privada
(espectadores não podem entrar).
• se durante o jogo pode-se pedir a anulação da partida ou não.
• se o chat durante o jogo é livre ou
não. • se há espionagem (Centro de Informação) ou
não. Isto é opção das regras do WAR II. • restringir de quantas pessoas será
a partida (ligando ou desligando botões 3, 4, 5, 6).
• tempo limite por jogada (de 40s a 100s, padrão: 60 segundos).
Em cada sala de jogo aberta, há um conjunto de ícones
que ajudam a ver de forma rápida alguns de seus parâmetros de criação.
Os parâmetros definidos para cada sala aberta podem ser visto passando
o mouse sobre o ícone da sala. Os ícones e
indicam respectivamente se a partida vale pontos para ranking do jogo ou se
é AMISTOSA. Esta apesar de
não valer pontos, é registrada no histórico de cada jogador. Os ícones e indicam
respectivamente se a partida tem chat livre ou não.
Os ícones
e indicam
respectivamente se a partida é aberta para espectadores ou não. Ao
passar o mouse sobre este ícone, exibe-se a lista de espectadores
presentes naquela sala no momento.
Se o jogador puder retornar a uma partida atual que ainda está em
andamento, haverá um botão "ENTRAR" no local da cor dele na partida em
questão na lista de mesas de jogos. Para voltar à partida, o jogador
deve clicar especificamente neste botão "ENTRAR" e aguardar na tela de
espera (com a ampulheta no meio) pelo início do turno do próximo jogador
para sincronizar seu jogo com os demais participantes da partida.
NETID: Ao se deixar o
ponteiro do mouse parado sobre um nome em uma das salas de jogos, aparece
um tooltip informando o NETID daquele jogador.
O NETID é um código baseado no IP da máquina do jogador na Internet. Esta
informação pode ser usada para identificar jogadores duplicados na mesma
sala, isto é, jogadores que entraram duas ou mais vezes
na mesma sala, com cores e apelidos diferentes, para jogar de forma
desonesta contra os outros. Isso só é possível de ser feito
em salas de partidas AMISTOSAS, já que em partidas valendo ranking, o
sistema automaticamente não aceita que jogadores com mesmo NETID entrem
juntos. A codificação do NETID é alterada duas vezes por mês, às 7 horas da manhã, fazendo com que um código NETID gerado permaneça fixo por até 21 dias para um determinado IP. Atenção:
jogadores diferentes dentro de uma mesma LAN (rede interna) terão NETIDs
iguais entre si. Assim, nem sempre que este código for igual significa que
os dois apelidos são do mesmo
jogador/máquina.
CHAT: No centro da tela (6) existe uma janela de chat onde os presentes da
sala podem conversar entre si e combinar novas salas de jogo. Na parte
inferior você pode inserir suas mensagens de texto e enviá-las ao clique
do botão “OK” (7) ou da tecla ENTER. A janela de chat rola
automaticamente se a barra de rolagem está no extremo inferior, isto é,
exibindo a última mensagem. Se você subir o chat, este fica travado na
posição que você deixar.
LISTA DA
JOGADORES NA SALA: À direita (8) está a lista dos jogadores presentes naquele momento no jogo.
Esta lista é dividida entre aqueles que estão na sala de montagem de jogos
e aqueles que já estão jogando WAR II. Apenas os que estão na sala de
montagem naquele momento é que podem conversar contigo no chat. Ao
lado direito de cada nome na sala, há
um ícone (9) que indica o nível de ranking do jogador e a sua
esquerda há um indicador da qualidade de sua conexão com o nosso servidor
de jogos multiplayer (lenta, normal, rápida). Na parte inferior da tela
(10) há as legendas destes símbolos. Eventualmente alguns nomes estarão
em vermelho na lista de chat. Esta cor indica que este jogador está
cumprindo punição por mau uso do chat e que no momento não pode enviar mensagens de texto no chat. Para
saber mais detalhes da punição, veja a parte de "Info de Jogador"
abaixo. Abaixo da lista
(11), é indicada a quantidade de pessoas que participam on-line do
jogo.
INFO DE
JOGADOR: Você pode ver mais
informações de qualquer um que está na sala clicando com o botão esquerdo
do mouse sobre o nome dele na lista de jogadores ou na lista de mesas da
sala. Uma janela de informações gerais (12) do jogador é exibida, com
dados os seguintes dados do jogador: • quantidade de pontos e nível de
ranking. • posição no ranking (até 1000). • quantidade de
partidas registradas. • quantidade de vitórias. • nível de
desistência de partidas (de 0% a 100%). • informações gerais - Sexo,
Idade (I), Estado (UF). • quantidade de punição ativas e recentes.
• latência
(tempo médio em milisegundos que uma mensagem dele demora para
ir até o servidor).
Além das informações acima, é possível fazer as
seguintes ações sobre o jogador no seu quadro de Info: • fazer denúncia
de anti-jogo ou mau uso do chat contra este jogador. • ver histórico de
partidas deste jogador. • indica que as mensagens de
chat deste jogador estão livres. • indica
que o espectador está com chat desativado, isto é, não pode
mandar mensagens por requisição de um jogador. •
indica que as mensagens de chat do jogador
estão bloqueadas.
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