Jogo de Buraco, Tranca e Canastra

A imagem acima é um exemplo de tela do jogo de Buraco com os seus elementos de interação com o usuário. Os jogos de Canastra e Tranca têm os mesmos elementos visuais que o jogo de Buraco. Abaixo há uma descrição de cada uma das partes da tela de jogo.

1. Mesa de jogo
Nesta região são dispostas as combinações de cartas de cada dupla na mesa. Repare que há um divisão horizontal no meio da mesa. Na parte de cima ficam os jogos da dupla rival e na de baixo ficam os da sua dupla.

Ao redor da mesa estão os nomes de cada jogador, suas carinhas de estado (Emoticons),  indicação do estado atual da conexão de cada um  (verde = rápida, amarelo = normal e vermelho = lenta) e a quantidade de cartas que têm. 
 

2. Placar
O placar é exibido sempre que se termina uma partida ou a qualquer momento que você clicar no botão "PLACAR" (5). Ele apresenta o total de pontos acumulado até o momento por cada dupla e o quanto foi ganho em cada partida.

3. Mortos
Nesta região ficam os 2 mortos (um para cada dupla).

4. Descarte e Monte (Baralho da Mesa)
Na sua vez de jogar, você pode comprar o descarte clicando nele nesta região. Ao lado direito está o monte do qual opcionalmente você pode comprar uma carta. Para ver as cartas que se acumularam no descarte basta passar o mouse sobre ele.

5. Botões
Nesta área ficam o botão "PLACAR" que abre o placar de jogo para ser visto e o botão "ORGANIZAR" que automaticamente organiza suas cartas (6) de acordo com o naipe e em ordem crescente de valor.

Neste local também aparece o botão "ENCERRAR" partida quando não houver mais cartas no monte para compra e o jogador seguinte não quiser pegar o descarte. Este botão só aparece neste momento.

6. Suas cartas
As cartas que estão em sua mão são exibidas nesta região. Você pode organizá-las manualmente, para isso basta clicar numa e arrastá-la até a posição desejada nesta área. A medida que você move a carta, as demais vão se movendo sozinhas para indicar o local em que sua carta será disposta. Quando você tem muitas cartas (mais de 20), fica impossível ver o valor e naipe de todas ao mesmo tempo nesta região. Porém, ao passar o mouse sobre as cartas elas automaticamente se ajeitam para exibir seu valor.

Do mesmo modo, para por uma carta na mesa, basta arrastá-la até a posição desejada, na metade de baixo da mesa. Você pode soltá-la em cima de um grupo de cartas já na mesa. Se for possível por a nova carta na seqüência, ela entrará automaticamente no local correto, verticalmente lado a lado. Se a combinação na mesa já for uma Canastra (7 ou mais cartas), a última carta do grupo é disposta horizontalmente.

Se na sua vez de jogar seu tempo limite estourar, todas as cartas que você pôs na mesa nesta jogada voltam para sua mão, uma delas é aleatoriamente descartada e a vez passa para o jogador seguinte.

7. Botões de faces - Emoticons
Um jogador, mesmo que não seja sua vez de jogar, pode clicar nos botões deste controle para enviar a todos os da mesa, parceiro e rivais, um ícone chamado emoticon. A princípio eles são usados para representar algum estado de ânimo seu no momento, com alguma ação ou resultado do jogo. Mas também podem ser bastante úteis como por exemplo, passar aos rivais dicas falsas da qualidade de sua mão e assim tentar manipular as decisões deles.

Ao ser clicado, o emoticon aparece por alguns segundos na tela de todos da mesa, jogadores e espectadores. Ele sempre aparece ao lado do nome do jogador que o clicou. Por isso, fique atento para não perder nenhum de vista!